Significado da tatuagem da suástica


Os diferentes significados da suástica

A suástica na Europa, especialmente na Alemanha, é conhecida da maioria das pessoas como o símbolo dos nazistas, emblema e bandeira do “Império Alemão”, do qual o crime e a guerra foram trazidos para o nosso mundo através de Hitler. No entanto, o símbolo, muito usado no mundo da tatuagem, tinha originalmente um significado completamente diferente.

A cruz suástica é um dos símbolos mais antigos. Ele tem sido usado por milhares de anos, em quase todas as culturas como um sinal de sorte.

Em nossa sociedade a suástica é o sinal do Terceiro Reich e está associado a muitos crimes sob esse nome. A suástica não é uma invenção dos nazistas, eles se apossaram deste símbolo e violaram seus próprios propósitos.

Mas é importante que as pessoas saibam a verdadeira origem e significado da tatuagem da suástica.

A suástica virada para a esquerda ou para a direita foram utilizadas em culturas de todo mundo, antes dos nazistas a usarem como um símbolo negativo.

As origens

A expressão suástica vem do sânscrito, da palavra “Svastika”, composto das sílabas su – (bom) e ASTI (para ser), que significa “ter sorte” ou “salutar” ou “o que é bom”.

Em latim o símbolo foi chamada CRUX gammata ou Gammadion, porque elas se parece com os gammas gregos.

Na Alemanha, o símbolo é chamado de “engrenagem solar”, “goniometercrux” e desde o século 19 muitas vezes chamado de “fylfot”.

Os historiadores discordam sobre onde é o berço da Suástica. Comumente a origem é designada na Mesopotâmia, e deste país se espalhou para muitas outras culturas.

Uma das suásticas mais antigas foi encontrada em uma caverna da Idade da Pedra e tem cerca de 10 mil anos. Porque a suástica ser um sinal muito simples, quase universal, foi utilizada em várias culturas sem nenhuma ligação evidente uma com a outra. Há numerosos exemplos, as mulheres de algumas tribos indígenas no Brasil usam escudos com suásticas sobre seus órgãos genitais para simbolizar o amor materno.

Para os maias a suástica significava criação e para os Incas e Astecas representava as quatro estações do ano, devido aos seus quatro braços, o centro, simbolizava o sol.

A suástica é usada na arte islâmica e também é vista na arte cristã e Império Bizantino. Os gregos associavam a suástica com Apolo o deus do sol, e foi pintado em roupas, casas, cerâmica e muitos outros itens. Era um símbolo sagrado, e sacerdotes usavam em suas roupas.

No império romano a suástica representava o deus Júpiter e frequentemente aparece em mosaicos.

Tatuagem africana da suástica tem o significado de fertilidade e os Samurais usavam-a em suas armadura. Também os celtas, vikings, judeus, budistas, hindus e os antigos egípcios usaram a suástica, podendo ser vista e museus, coleções e registros de todo mundo.

É notório que a suástica era sempre usada como um símbolo positivo, independente de qual cultura a utilizava. É um sinal que significa nascimento, sorte, fertilidade e criação.

É muito difícil na cultura ocidental moderna, em particular na Alemanha, usar a suástica em seu contexto original como um símbolo positivo.

É muito importante para nós que o uso não-nazista da suástica esteja claramente definido, e que a suástica seja usada de forma pacífica e positiva, agora e no futuro.

É profundamente triste que um regime ditatorial tenha se apropriado de um símbolo e o tenha usado de forma condenável, que agora tenha um significado negativo para a maioria das pessoas. Queremos mostrar que a suástica tem uma história que remonta há milênios e que há culturas que ainda a ve como santa e significativa.
tatuagem da suástica 1

tatuagem da suástica 2 tatuagem da suástica 3 tatuagem da suástica 4 tatuagem da suástica 5 tatuagem da suástica 6 tatuagem da suástica 7 tatuagem da suástica 8




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *