Psicologia e Tatuagens – O Que as Tatuagens Revelam Sobre Você


Psicologia da tatuagem: arte ou autodestruição ? Marca social da modernidade

Por que alguém faz uma tatuagem no corpo para a vida toda?
Por que uma pessoa se orgulha de exibir uma tatuagem de uma flor ou um leão?
Por que alguém cobriria metade de seu corpo com tatuagens?

Tatuagens, assim como qualquer outra coisa relacionada a uma pessoa, é uma extensão de sua personalidade. Tudo o que uma pessoa possui, admira ou acredita reflete na sua personalidade e crenças.

Um carro, um cão, um telefone celular e as roupas que uma pessoa usa, tudo é refletido na maneira como uma pessoa se vê e como ela quer ser vista pelos outros.

As tatuagens não são diferentes das fotos da capa do Facebook, exceto que refletem crenças mais permanentes do que um humor temporário. Se uma pessoa se sentiu triste por alguns dias, ele pode mudar sua foto na rede social para refletir esse humor, mas quando a mesma pessoa decide se tatuar significa que ela está se referindo a algo que ficará com ela por um longo período de tempo.

A psicologia da tatuagem explica:

Por que alguém possui uma moto ou uma camioneta?

Porque ele quer ser poderoso e então esta camioneta reflete uma de suas necessidades? Não, essa é uma resposta errada. A resposta correta é: pode haver dezenas de razões diferentes para possuir um camioneta e o mencionado é um deles.

Quando as pessoas compram algo ou gostam de alguma coisa, isso significa que esta coisa ajudou-os a se sentir um pouco mais como eles mesmos e também ajudou-os a demonstrar para as pessoas quem eles são.

E como todo ser humano vê o mundo de maneira diferente, mais de uma pessoa pode possuir os mesmos motivos. Por exemplo, se uma pessoa acredita em signos do zodíaco e gosta do que está falando sobre seu signo, então ele pode tatuar um Escorpião no ombro (caso o signo dele seja escorpião). Nesse caso, essa pessoa pode estar tentando dizer ao mundo algo como: “Veja, eu tenho todas as qualidades do signo Escorpião.

A mesma tatuagem pode ser usada por uma pessoa para que as outras pessoas pensem que ele é perigoso. Se ele acredita que o Escorpião é considerado assustador para a maioria das pessoas, então, fazer uma tatuagem em seu corpo, irá enviar uma mensagem como: “Eu sou tão perigoso quanto um escorpião” ou “eu não tenho medo dos escorpiões, tome cuidado”.

Por que as pessoas fazem tatuagens?

1 – Para reforçar uma Identidade: as pessoas usam tatuagens para enfatizar sua identidade principal e lembrar-se de quem elas são. Essa identidade pode ser “eu sou perigoso”, “eu sou especial”, “eu sou forte” ou qualquer outra coisa que orgulhe essa pessoas.
2 – Revelar a sua identidade para as pessoas: contrariamente às crenças comuns, as pessoas que fazem tatuagens não são sempre as que não se importam em serem julgadas por terem uma tattoo, em muitos casos, a tatuagem é usada para enviar mensagens sobre sua identidade a outras pessoas. “Eu não sou o tipo de pessoa com quem você quer mexer” é uma das mensagens possíveis que uma pessoa tatuada pode estar tentando enviar para o mundo.
3 – Para lembrar-se de um valor importante: algumas pessoas fazem tatuagens de símbolos que tem um significado especial para eles. Uma pessoa que é persistente pode ter uma tatuagem de uma espada se ele acredita que uma espada simboliza a resistência. Esta é outra razão pela qual você pode não entender o porque uma pessoa fez determinada tatuagem. É porque a tatuagem só pode ser interpretada quando você entende o que o símbolo representa para essa pessoa.

O que significa sua tatuagem?

Algumas pessoas se marcam para a vida para lembrá-los de membros do passado da família ou de ditos antigos ou escrituras religiosas ou nomes de seus familiares. Outras pessoas usam tatuagens para para alimentar seu lado exibicionista, e muitas pessoas usam tatuagens para promover sua identidade e/ou afiliação grupal visualmente. “Eu defendo …”

As tatuagens podem revelar visualmente mais sobre você ou impedir que as pessoas realmente conheçam o verdadeiro você. Algumas pessoas se escondem atrás de suas tatuagens.

Pesquisas sobre tatuagens revelam algumas descobertas interessantes:

– As pessoas com tatuagens mostraram ser mais propensas a se engajar em comportamentos de risco mais elevados.

– As mulheres que fazem tatuagens tem mais do que o dobro da probabilidade de removê-las, quando comparadas aos homens.

– Um estudo mostrou que homens e mulheres apresentaram maior valoração do corpo, maior auto-estima e menor ansiedade logo após fazer uma nova tatuagem. Surpreendentemente, três semanas depois, os homens continuaram a ter menos ansiedade, mas as mulheres tiveram um aumento acentuado da ansiedade que pode estar associada a preocupações com a imagem corporal.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *