Fotos e Significados das Tatuagens Yakuza


Tatuagem Yakuza é usada pelos membros da gangue como uma marca de identidade que mostra sua fidelidade

A tatuagem tradicional japonesa, ou irezumi, foi entrelaçada com a Yakuza desde a sua criação. No período Edo (1603 a 1868), os criminosos eram tatuados pelas autoridades em uma prática conhecida como bokkei, tornando difícil para eles voltarem a entrar na sociedade e encontrar trabalho. A cultura da tatuagem Yakuza evoluiu em protesto contra esta marca.

Os significados das tatuagens da Yakuza geralmente está relacionado a imagens e simbolismos na arte, cultura e religião japonesas. A tatuagem de corpo inteiro, em particular, é um produto da cultura Yakuza. No passado, era obrigatório em muitos clãs da Yakuza que os membros tivessem tatuagens. Nos tempos modernos, a prática não é tão comum; Muitos Yakuza no século 21 mantêm a pele limpa para se misturar melhor com a sociedade. Por outro lado, mais e mais não-Yakuza no Japão estão fazendo tatuagens. Apesar dessas mudanças, ser tatuado é considerado um rito de passagem para o Yakuza.

Nossa lista inclui alguns dos motivos e imagens mais comuns apresentados nas tatuagens Yakuza, bem como seus significados. Alguns deles são totens de proteção, outros contam histórias da vida do indivíduo. Os projetos de tatuagem Yakuza têm uma história fascinante rica em simbolismo e tradição.

Carpa

A carpa é uma tatuagem comum da Yakuza que geralmente se relaciona com boa sorte e fortuna. Ela representa perseverança, e muitas vezes é usada para indicar que uma pessoa conseguiu superar momentos difíceis. O significado se aplica a carpa preta. Já as carpas vermelhas representam amor de algum tipo, tipicamente forte, amor masculino, como os laços fraternos da adesão a Yakuza. As carpas azuis são símbolos de reprodução e considerados muito masculinos.

Dragão

Os dragões são vistos de forma diferente no Japão do que no Ocidente. Os japoneses veem dragões como benfeitores e protetores da humanidade. As tatuagens do dragão simbolizam a bravura, a sabedoria e a força. Os dragões negros estão associados à experiência e à sabedoria. Os dragões verdes estão associados à natureza, e os dragões dourados representam valor e uma variedade de virtudes. Os dragões azuis são gentis, indulgentes e benevolentes, enquanto os dragões amarelos são nobres companheiros.

Além das cores simbólicas, existem seis variantes de dragão na cultura japonesa. Eles são Sui, Han, Ri, Fuku, Ka e Hai, que muitas vezes são escritos com a palavra “ryu” (“dragão”) no final (por exemplo, Sui-ryu). Cada uma dessas variantes tem seu próprio significado; Sui, por exemplo, é o rei dos dragões, enquanto Ri possui uma visão extraordinária.

Fênix

A fênix é um pássaro místico que é consumido pelo fogo e renasce de suas próprias cinzas. Em consonância com a história da fênix, essa tatuagem representa o renascimento, o triunfo e o fogo. É um motivo comum nas tatuagens Yakuza. O mito da fênix chegou ao Japão por meio da China, assim como muitos aspectos da cultura japonesa.

Cobra

A tatuagem de cobras tem vários significados no Japão. É considerada uma encarnação do poder regenerativo e um sinal de boa saúde. No folclore japonês, as cobras estão associadas à sabedoria, à profecia e aos poderes da terra. Eles também representam atributos femininos divinos e podem ser simbólicos de proteção contra doenças e má sorte. No zodíaco chinês, aqueles que nasceram no ano da cobra são pensadores e filósofos.

Samurai

As tatuagens de samurai representam o código do Bushido, literalmente o caminho do guerreiro (bushi). O código enfatiza honra, coragem, lealdade e ação apropriada, e está enraizado em ideias budistas e confucionistas. A Yakuza adotou muitos princípios do Bushido e se consideram protetores da antiga tradição japonesa. Uma leitura sobre a história da Yakuza mostra que isso é falso; No início a Yakuza era inimiga dos samurais, ou pelo menos tinham relações muito desconfortáveis ​​. No entanto, quando o samurai absorveu a sociedade dominante nos períodos de Edo e Meiji, alguns se juntaram a Yakuza e obtiveram tatuagens de samurai como marca de identidade e patrimônio.

Flores de cerejeira

As flores de cerejeira (“sakura”) são profundamente significativas na cultura japonesa. Sua natureza efêmera e vida útil muito curta simbolizam a própria vida. Uma vez que a sakura caia da árvore, elas são espalhadas pelo vento e chuva e desaparecem da terra.

Máscara Oni

Oni são ogros ou demônios que castigam os perversos. Eles são altos e aterrorizantes, geralmente retratados com pele vermelha ou azul, cabelos brancos e presas. Eles podem mudar de forma, causar doenças, insanidade e morte. Também são inteligentes e extremamente desagradáveis. Seu alimento favorito é a carne humana.

Assim, a tatuagem de máscara Oni representa a aplicação de códigos comportamentais ou castigos. Oni é conhecido por aterrorizar aldeias, causar problemas sociais e são considerados reencarnações de pessoas particularmente perversas, o que combina perfeitamente com o estilo de vida Yakuza.

Tigre

O tigre (“tora”) é parte da cultura e usado na arte da tatuagem japonesa como símbolo de proteção contra demônios, doenças e má sorte. No folclore japonês, o tigre representa o outono e pode controlar o vento como um dos quatro animais sagrados e elementais. Também representa coragem e força.

Crânios

Chamados de zugaikotsu em japonês, as tatuagens do crânio representam a mudança, o ciclo da vida e o respeito pelos antepassados. A morte é vista como uma parte do ciclo de vida, de modo que o crânio é simbólico também da própria vida.

Foo Dog

Foo Dog, também chamado de Leões de Buda, são guardiões dos templos budistas. Se você já visitou um templo japonês, você, sem dúvida, viu estátuas de Foo Dogs, que vêm em pares e são conhecidos como komainu. A criatura é realmente um leão, e recebe seu apelido por causa da sua semelhança com cães. Uma tatuagem popular de Yakuza, o Foo Dog fornece proteção contra o perigo e o mal.

Cabeça Cortada

A tatuagem da cabeça cortada, ou namakubi, pode significar coragem, medo e, estranhamente, respeito por um inimigo. Também pode ser considerado um aviso. O motivo tem origens históricas na tradição samurai de caça de cabeça na batalha.

Água

Muitas tatuagens japonesas contêm elementos de água. Isso representa mudança, adaptação e vida. A nação da ilha geralmente apresenta água em sua arte, e o mar é frequentemente usado para representar a poderosa força da natureza.

A maioria dos projetos das tatuagens Yakuza se concentra na mitologia e na história japonesas. Outros desenhos japoneses tradicionais que são usados em tatuagens Yakuza são flores de lótus, geishas e a shisa, uma cruz entre um cão e um leão que protege os bons espíritos.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *