Fotos de Tatuagem para Identificar Diabéticos


Evento Flash Day Diabetes Tattoo vai tatuar identificação em diabéticos

Foi divulgado, na semana passada, no site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o novo número de pacientes com diabetes no Brasil: 12.054.827.

Com uma população crescente de diabéticos em todo mundo,  cientistas desenvolveram algo chamado de tatuagem “biossensível” que pode ajudar a identificar e mudar a vida das pessoas que vivem com diabetes tipo 1 ou 2. Como uma tatuagem pode fazer isso, você deve estar se perguntando? Bem, mudando de cor juntamente com os níveis de açúcar no sangue da pessoa.

Esta nova tatuagem é o trabalho árduo de uma equipe de pesquisadores de Harvard e MIT que chamam o projeto Dermal Abyss. Os pesquisadores substituíram a tinta de tatuagem tradicional por “biossensores” de mudança de cor que reagem às variações no fluido intersticial, que envolve as células do tecido no corpo humano.

A tatuagem “biossensível” combina avanços na biotecnologia com métodos tradicionais na arte da tatuagem. Atualmente os diabéticos precisam monitorar seus níveis de glicose 3 a 10 vezes por dia. Com Dermal Abyss, imagina-se poder substituir o sistema por uma tatuagem. Assim, o usuário pode monitorar as mudanças de cor e a necessidade de insulina.

A pesquisa centra-se em quatro biossensores diferentes que reagem a três diferentes pedaços de informação bioquímica que são evidentes nesse fluido intersticial. O pH (ou a acidez) do fluido muda entre roxo e rosa, o sensor de glicose (açúcar) muda entre azul e castanho e o sódio e outro sensor de pH “fluorescente em maior intensidade sob luz UV”.

Atualmente apenas para pesquisa

Se isso soa como uma mudança de vida para você, procure ter paciência, porque o DermalAbyss é apenas um projeto de pesquisa. Ainda não há planos para desenvolver DermalAbyss como um produto ou para realizar ensaios clínicos.

Mas há alguma esperança – as tatuagens foram testadas na pele de porco, que é extremamente similar à derme humana – e a tatuagem realmente funcionou.

Por enquanto, no entanto, você pode fazer uma tatuagem tradicional que identifique seu tipo de diabetes ou de alergia. O desenho é uma saída eficaz para pessoas com doenças ou alergias que requerem cuidados especiais e tratamento diferenciado.

Para promover a tatuagem de identificação, será realizado o Flash Day Diabetes Tattoo que é uma parceria entre o Blog Diabética Tipo Ruim e o Hangar 82 Barbearia e Tattoo. A ação acontece nesta quinta-feira (15), e os valores vão de R$ 150 a R$ 250 por tatuagem.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *